Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Domingo, 15 Setembro 2024 14:23 | Última Atualização: Quarta, 25 Setembro 2024 17:32 | Acessos: 90

Até o ano de 2007, os cursos de graduação em línguas estrangeiras (LE) fizeram parte da Faculdade de Letras que abrigava também a licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas. Com as mudanças no novo estatuto na Universidade Federal do Pará e no regimento do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), decidiu-se pela criação da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM), com os cursos de licenciatura em Letras –alemão, espanhol, francês ou inglês. A nova Faculdade passou a ter existência legal, como parte do ILC por meio da publicação no Diário Oficial da União em 14 de fevereiro de 2008.

Desde o ano de 2006, em reuniões do antigo Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras (DLLE) da Faculdade de Letras, os professores de LE discutiam as questões sobre a criação da FALEM. A decisão pautou-se em parte pelas orientações previstas no Estatuto e no Regimento Geral da Universidade Federal do Pará e em parte pelas mudanças ocorridas nos cursos de LE nos últimos anos. Após ampla discussão no âmbito departamental, a criação da FALEM pareceu ser a melhor opção para os cursos de LE e para o ILC. Entre as razões que levaram a este passo, pode-se mencionar o elevado número de docentes e discentes do então DLLE, a necessidade de representação nos órgãos administrativos do ILC, o melhor acompanhamento dos alunos de LE durante o curso, maior atenção às especificidades decorrentes da necessidade de se ensinar LE e formar seus professores ao mesmo tempo e, finalmente, possibilidade de melhor planejar as ações de ensino, pesquisa e extensão no âmbito das LE.  

Com a criação da FALEM, foi elaborado um Projeto Pedagógico (PP) adequado à formação do professor de alemão, espanhol, francês ou inglês.  A construção do PP foi feita coletivamente pelos professores de LE então atuantes, liderados pela recém-eleita direção da Faculdade. O PP entrou em vigor em 2010, após passar por todos os trâmites junto aos órgãos superiores da universidade.

Em 2011, o Curso de Letras-Libras, criado no Campus Universitário do Marajó – Soure, foi incorporado pela FALEM.

Em decorrência do movimento de internacionalização da UFPA, tem sido evidente a necessidade de formação de professores de português como LE (PLE). A FALEM naturalmente abrigará essa licenciatura curta, disponível para alunos já formados em LE, os quais atenderão tanto de atender o apoio a alunos imigrantes que frequentam a rede pública de ensino quanto os estudantes estrangeiros na UFPA. Esta demanda, antevista há anos, resultou em um PP específico, em tramitação nos órgãos superiores. Em 2021 foi realizado um concurso para a contratação de um docente especializado para dar continuidade ao ensino de português como língua estrangeira (PLE).

A FALEM cresceu. Na sua criação, há cerca de uma década e meia, contava com 31 professores. Com a incorporação do Curso de Letras-Libras e a obtenção de uma vaga para professor de PLE, hoje o corpo docente da FALEM abriga 42 professores.

Fim do conteúdo da página